AS HABILIDADES DOS GESTORES ESPORTIVOS: UM ESTUDO DE CASO EM NOVO HAMBURGO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v14i2.1139Resumo
O esporte está presente na sociedade por meio das organizações esportivas, que prestam serviços para clientes, praticantes e atletas, além de empregar profissionais e treinadores. Os gestores dessas organizações fazem parte de uma área em fase de consolidação, tanto profissional quanto acadêmica. Esses profissionais apresentam como característica principal a multidisciplinaridade de conhecimentos, necessários para o exercício de suas atividades. Como são, em sua maioria, graduados em cursos de Educação Física, os gestores esportivos tendem a apresentar dificuldades, no entanto, em determinadas disciplinas próprias da Administração, que são as duas principais áreas de conhecimento exigidas no exercício da gestão esportiva. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar quais são as ofertas de organizações esportivas e avaliar quais são as principais necessidades para o desenvolvimento de habilidades de gestão esportiva, considerando um grupo de administradores esportivos de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para tanto, foram selecionadas dez organizações e gestores esportivos para um estudo de casos múltiplos. Por meio de entrevistas, análise de conteúdo e contagem, foi possível perceber que os gestores esportivos analisados já ofertam muitos pontos essenciais para a administração de uma organização esportiva, como relacionamento com clientes e planejamento estratégico. Percebeu-se, porém, que há um grupo de habilidades ainda a desenvolver, especialmente no que diz respeito àquelas relacionadas ao marketing, finanças e recursos humanos. Isso se dá devido à oferta enxuta de tais conceitos na formação acadêmica dos gestores analisados, que se concentra, majoritariamente, na Educação Física.
Palavras-chave: Gestor Esportivo. Perfil. Habilidades. Conhecimentos.
ABSTRACT
Sport is present in society through sports organizations that provide services to clients, practitioners, athletes, and also employed professionals and coaches. The managers of this organizations are part of an area undergoing consolidation in Brazil, both professionally and academically. These professionals present as main characteristic the multidisciplinary of knowledge necessary for the exercise of their activities. Normally graduated in Physical Education courses, the sport managers tend to present difficulties in certain disciplines of the Business field, that are the two majors knowledge fields in sports management. In this sense, the present work’s aim to analyze what are the sports organization offers and evaluate what are the main development needs of sports management skills in a sport managers group of Novo Hamburgo city, in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Ten selected organizations and sport managers are designated for a multi-case study. Through interviews, content analysis and counting it was possible to perceive that the analyzed sports managers already offer many essential points for the administration of a sports organization, like relationship marketing and strategic plans, but that there is a group of abilities still to develop, especially with regard to those related to marketing, finance and human resources, results of a lack in the academic formation of the sports management analyzed, which is concentrate almost in its entirety in Physical Education.
Keywords: Sports Manager. Profile. Skills. Knowledge.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.