A PESQUISA DE MARKETING COMO UM MEIO DE INFORMAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v2i1.1062Resumo
As decisões tomadas nas organizações indicam a necessidade da realização de pesquisa mercadológica e a constante busca da satisfação dos seus clientes. A partir destes aspectos, cabe questionar se a tomada de decisões com base em pesquisa gera impacto na satisfação dos clientes. Para tanto, foi utilizada como base teórica a pesquisa mercadológica, a tomada de decisões e a satisfação dos clientes. Também foi realizado um estudo de caso comparativo em duas empresas de insumos químicos, sendo que uma realiza pesquisa mercadológica e a outra não. As conclusões deste estudo indicam que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta que proporciona a busca de informações seguras e precisas do mercado para a tomada de decisões. Entretanto, os indicadores de satisfação de clientes apontam que a tomada de decisões, com base na pesquisa, não influencia diretamente na satisfação de clientes. Portanto, sugere-se que sejam pesquisados outros indicadores nos quais as decisões tomadas com base em pesquisa possam gerar impacto.
Palavras-chave: tomada de decisão; pesquisa mercadológica; satisfação de clientes.
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