ANÁLISE DO VALOR DAS AÇÕES E DA INCLUSÃO DAS COMPANHIAS NO ÍNDICE CARBONO EFICIENTE - ICO2 DA BOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v10i2.1036Resumo
A adoção de práticas de sustentabilidade no contexto organizacional tem se apresentado como um importante mecanismo de as empresas demonstrarem sua preocupação com a sociedade em geral e uma das ações adotadas pela BOVESPA para solidificar esse aspecto foi a criação do Índice de Carbono Eficiente – ICO2, em que as companhias listadas podem aderir de maneira voluntária ao índice referido. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é analisar se empresas listadas nesse índice possuem melhor desempenho médio no preço e retorno de suas ações em detrimento das empresas não listadas no ICO2. Com relação à metodologia utilizada, trata-se de um estudo descritivo e ex-post-facto, em que foram selecionadas, de forma aleatória, seis companhias da Bovespa, sendo três delas incluídas no ICO2 e três não listadas no referido índice. Dentre os principais resultados obtidos, verificou-se que, nas seis empresas analisadas, não foram encontradas evidências de que o fato de a empresa estar listada no ICO2 é garantia de que suas ações sejam mais valorizadas do que aquelas companhias que não estão inseridas em tal índice. No entanto, essa pesquisa se mostrou limitada pelo fato de terem sido analisadas apenas seis empresas e, como sugestão de estudos futuros, seria interessante realizar pesquisas com mais companhias, para verificar se os resultados encontrados condizem com a realidade.
Palavras-chave: Sustentabilidade. BOVESPA. ICO2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.