MARKETING VERDE NAS OPERAÇÕES DE AGENTES DE LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA

Autores

  • Tiago Hennemann Hilario da Silva Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Alessio Bessa Sarquis Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo Universidade Feevale.

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v10i1.1029

Resumo

Este estudo tem por objetivo explorar a utilização do marketing verde nas operações de agentes da logística do processo de distribuição. O referencial teórico utilizado foi baseado em duas subáreas de conhecimento: marketing verde em serviços e cadeia de suprimentos verde. O objeto de estudo foi uma organização de médio porte do ramo de tecnologia e fornecedora de soluções em automação industrial. A coleta de dados empíricos envolveu um estudo de caso único, a pesquisa do tipo exploratória qualitativa e a aplicação dos métodos observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram examinados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que ações de marketing verde, nos agentes da logística de distribuição, são perceptíveis aos olhos de todos os participantes do processo, tanto internos como externos à organização, principalmente, aos clientes finais. A pesquisa identificou também necessidade de ações internas na organização e de melhorias nos processos “verdes” dos agentes de logística no processo de distribuição.

Palavras-chave: Cadeia de suprimentos verde. Logística de distribuição. Marketing em serviços. Marketing verde.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Silva, T. H. H. da, Sarquis, A. B., & Tondolo, V. A. G. (2013). MARKETING VERDE NAS OPERAÇÕES DE AGENTES DE LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA. Revista Gestão E Desenvolvimento, 10(1). https://doi.org/10.25112/rgd.v10i1.1029

Edição

Seção

Artigos Livres