MÉTODOS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E O ATENDIMENTO AO MODELO CMMI
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v9i2.1021Resumo
A melhoria dos processos cada vez mais é reconhecida como uma forma de capacitar organizações a melhorar o seu potencial, buscando, de forma planejada, novas metas. O mesmo acontece com as organizações desenvolvedoras de software e seus processos, onde diversos métodos e modelos, inclusive reconhecidos mundialmente, surgem continuamente com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de produtos com maior qualidade. Sabe-se ainda que a escolha do modelo, ou modelos, de referência adequada à realidade e necessidade da organização é um dos fatores para o sucesso. Assim, este trabalho teve o propósito de promover o conhecimento sobre alguns dos métodos ágeis existentes, uma vez que esses estão cada vez mais em alta, sendo foco comum entre os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) em seminários, fóruns, redes sociais, entre outros, além de avaliar quanto satisfazem o modelo Capability Maturity Model Integration (CMMI) nível 3 de maturidade, permitindo concluir que é possível, sim, atender aos critérios desse modelo, o qual é referência mundial para o desenvolvimento de software de qualidade, através da adoção de práticas ágeis.
Palavras-chave: Desenvolvimento de Software. Melhoria de Processos. Métodos Ágeis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.