CARTILHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO, RS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.99Resumo
A educação ambiental é o processo em que o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. O objetivo foi criar um modelo de cartilha focada em uma estação de tratamento de esgoto doméstico para ser aplicada em educação ambiental das escolas do entorno. O local do estudo é a Estação Experimental de Tratamento de Efluentes Domésticos Mundo Novo no município de Novo Hamburgo, RS, a qual atende atualmente 5.000 pessoas. A cartilha foi desenvolvida e analisada quanto à sua estrutura física por meio da observação de linguagem, aparência e conteúdo. A cartilha apresenta ilustrações que possibilitam o entendimento do tratamento de efluente doméstico por meio da utilização de macrófitas aquáticas e possui apelo quanto à conservação ambiental. Os detalhes exibidos focaram-se no conhecimento acerca da tecnologia empregada e dos benefícios para a população, além de indicar ações que visem à preservação do ambiente como um todo. Posteriormente, a distribuição da cartilha proporcionará um embasamento sobre a estação de tratamento de efluentes e divulgação de informações para a futura ampliação da utilização dessa tecnologia em Novo Hamburgo.
Palavras-chave: Consciência Ambiental. Conservação. Desenvolvimento sustentável. Estação de tratamento de esgoto. Meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.