“TEMOS QUE APRENDER A VIVER COM ISSO”: VIVÊNCIAS DE RACISMO DAS ESTUDANTES AFRICANAS NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.3356Palavras-chave:
Estudantes africanas, Racismo, Ensino Superior, PortugalResumo
O artigo versa sobre o racismo e o género feminino e tem como objetivo compreender as experiências de racismo vividas pelas estudantes africanas no ensino superior em Portugal. Para tal, foram realizadas entrevistas de cariz biográfico a dez estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa que frequentavam uma instituição de Ensino Superior em Portugal. Os resultados obtidos revelam que as estudantes africanas são, frequentemente, confrontadas com diversas manifestações de racismo, no Ensino Superior, associadas sobretudo à cultura africana e à “cor da pele”. Ademais, o racismo é um fenómeno que acarreta múltiplas consequências negativas, como barreiras no estabelecimento de redes sociais com os colegas, no sentimento de pertença e bem-estar, na aprendizagem e, consequentemente, no sucesso académico. As considerações finais destacam que a existência de racismo no ensino superior em contexto português compromete seriamente a adaptação e integração académica e social das estudantes africanas. Assim, este artigo contribui para a compreensão das experiências de racismo vividas pelas estudantes africanas no ensino superior em Portugal.
Referências
ALVES, E. P. Estudantes internacionais no ensino superior português: motivações, expectativas, acolhimento e desempenho. O caso dos estudantes angolanos, brasileiros e cabo-verdianos no ISCTE-IUL. 2013. 72 f. Dissertação (Mestrado em “Educação e Sociedade”) -. Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2013.
AMADO, J.; FERREIRA, S. Estudos (Auto)biográficos e Histórias de vida. In: AMADO, J. (Coord.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. p. 171-187.
ARDAY, J. Being Black, Male and Academic: Navigating the White Academy. In: ARDAY, J.; MIRZA, H. S. (Eds.). Dismantling Race in Higher Education: Racism, Whiteness and Decolonising the Academy. London: Palgrave Macmillan, 2018. p. 161-174.
AZEVEDO; A. S.; FARIA, L. Motivação, sucesso e transição para o ensino superior. Psicologia, Lisboa, v. 20., n. 2, p. 69-93, 2011.
BAUMGARTNER, L. M. White Whispers: Talking About Race in Adult Education. In: SHEARED, V.; JOHNSON-BAILEY, J.; COLIN III, S.; PETERSON, E.; BROOKFIELD, S. D.; ASSOCIATES (Eds.). The Handbook of Race and Adult Education: A Resource for Dialogue on Racism. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2010. p. 105-117.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2014.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.
BRITO, V. Vivências adaptativas e desempenho académico dos estudantes Cabo-Verdianos da Universidade de Coimbra. 2009. 193 f. Dissertação (Mestrado em “Ciências da Educação”) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2009.
CABECINHAS, R. Preto e branco: A naturalização da discriminação racial. Porto: Campo das Letras, 2007.
CABECINHAS, R.; MACEDO, I. (Anti)racismo, ciência e educação: teorias, políticas e práticas. Medi@ções Revista OnLine, Setúbal, v. 7, n. 2, p. 16-36, 2019.
COUCEIRO, M. L. Especificidades das abordagens biográficas em ciências da educação. In: ESTRELA, A.; Ferreira, J. (Orgs.). Métodos e Técnicas de Investigação Científica em Educação: Actas do VII Colóquio Nacional da Secção Portuguesa da AIPELF/AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. 1977. p. 263-270.
CRESWELL, J. W. Educational Research: Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education. 2015.
DUQUE, E. Representações e expetativas dos estudantes universitários dos PALOP. In: APS (Org.), Sociedade, crise e reconfigurações: actas do VII Congresso Português de Sociologia. Porto: Universidade do Porto, 2012. Disponível em: http://historico.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP1384_ed.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.
ESSED, P. Understanding Everyday Racism: An Interdisciplinary Theory. New York: Sage Publications, 1991.
FARIA, M. L. Diásporas académicas: estudantes angolanos no ensino superior português. In: SILVA, M. C. (Org.). Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto: livro de actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Braga: Universidade do Minho, 2011. p. 810-817.
FERRO, M. Teoria Crítica e Aconselhamento: Para uma intervenção multicultural com os Estudantes da Cooperação na Universidade de Coimbra. 2010. 338 f. Tese (Doutoramento em “Psicologia”) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2010.
FRANÇA, T.; CAIRNS, D. South-South student migration: socially integrating students from Portuguese-speaking Africa at
UNILAB, Brazil. Globalisation, Societies and Education, v. 18, n. 5, p. 578-588, 2020.
GLASS, C. R.; WESTMONT, C. M. Comparative effects of belonging on the academic success and cross-cultural interaction of domestic and international students. International Journal of Intercultural Relations, v. 38, p. 106-119, 2014.
GAILLIOT, M. T.; BAUMEISTER, R. F. Self-esteem, belongingness, and worldview validation: Does belongingness uniquely influence self-esteem? Journal of Research in Personality, v. 41, n. 2, p. 327-345, 2007.
HARRELL, S. P. A multidimensional conceptualization of racism-related stress: Implications for the well-being of people of colour. American Journal of Orthopsychiatry, v. 70, n. 1, p. 42-57, 2000.
HENRIQUES, J. Estudo europeu: em Portugal, 62% manifestam racismo. Jornal Público, 2020. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/06/27/sociedade/noticia/european-social-survey-62-portugueses-manifesta-racismo-1921713. Acesso em: 7 mar. 2023.
HINTON, P. Implicit stereotypes and the predictive brain: cognition and culture in “biased” person perception. Palgrave Communications, v. 3, n. 1, p. 1-9, 2017.
HONAN, E. Disrupting the habit of interviewing. Reconceptualizing Educational Research Methodology, v. 5, n. 1, p. 1-17, 2014.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: Episódios de racismo quotidiano. Lisboa: Orfeu Negro, 2019. 244 p.
KAISER, K. Protecting respondent confidentiality in qualitative research. Qualitative Health Research, v. 19, n. 11, p. 1632-1641, 2009.
KRÜGER, H. Cognição, estereótipos e preconceitos sociais. In: LIMA, M. E. O.; PEREIRA, M. E. (Orgs.). Estereótipos, preconceitos e discriminação: perspetivas téoricas e metodológicas. Salvador: Editora da UFBA, 2004. p. 23-40.
LIMA, L. S. Estudar e Circular entre Fronteiras (In)Transponíveis: A Mobilidade de Mulheres Cabo-verdianas que Cursam Engenharia em Portugal. 2018. 252 f. Tese (Doutoramento em “Psicologia”) - Universidade do Porto, Porto, 2018.
LIMA, M.; VALA, J. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia, Natal, v. 3, n. 3, p. 401-411, 2004.
MACHADO, F. L. Contextos e percepções de racismo no quotidiano. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, v. 36, p. 53-80, 2001.
MARQUES, J. F. Do «não racismo» português aos dois racismos dos portugueses. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, 2007. 320 p.
MARQUES, J. F. Racism in Portugal; the recent research. In: MOSER, H.; ORTEGA, A. P.; SPRUNG, A. (Eds.). Europe in crisis – migrations, racisms and belongings in the new economic order: Proceedings of the ESREA Network on Migration, Ethnicity, Racism and Xenophobia. Austria: University of Graz, 2012. p. 148-153.
MEERTENS, R. W.; PETTIGREW, T. F Será o racismo subtil mesmo racismo? In: Vala, J. (Org.). Novos Racismos. Perspectivas Comparativas. Oeiras: Celta Editora, 1999. p. 11-29.
MOURATO, I. A Política de Cooperação Portuguesa com os PALOP: Contributos do Ensino Superior Politécnico. 2011. 230 f. Dissertação (Mestrado em “Ciência Política”) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2011.
NETO, F. O Paradigma do Teste de Associação Implícita. Revista E-Psi, v. 5, n. 2, p. 1-15, 2015.
NEVES, V. Percurso e inserção sócio académica dos estudantes dos PALOP: O caso dos estudantes são-tomenses na Universidade do Porto. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em “Ciências da Educação, especialização em Educação e Diversidade Cultural”) - Universidade do Porto, Porto, 2010.
PACHECO, N. Tempos de “Sozinhez” em Pasárgada: Estratégias identitárias de estudantes dos PALOP em Portugal. 1996. 625 f. Tese (Doutoramento em “Ciências da Educação”) - Universidade do Porto, Porto, 1996.
PAIVA, E. M. L. L. Kihépitiihíkauvoti, as faces do racismo praticado contra alunos indígenas no ensino superior. In: MATO, D. (Coord.). Educación superior y pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina: las múltiples formas del racismo. Sáenz Peña: Editorial de la Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2020. p. 161-170.
PEREIRA, L. M.; NUNES, M. F.; JÚNIOR, N. K. A interferência do Carnaval na vida das mulheres negras de novo Hamburgo. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, RS, v.1, n. 2, p. 2-8, mar. 2010.
PEREIRA, J. Integração académica, social e cultural dos estudantes cabo-verdianos na cidade de Bragança. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Social – Educação e Intervenção ao Longo da Vida) - Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 2020.
ROCHA, E. Avaliação dos processos de integração dos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ISCTE-IUL. 2012. 192 f. Dissertação (Mestrado em “Ciências da Educação”) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
SANTOS, H. M. “Ainda somos olhados de lado”: Experiências de integração e discriminação de estudantes brasileiros/as em Portugal. Laplage em Revista, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 75-90, jan.-abr., 2020.
SCHMITT, M. T.; BRANSCOMBE, N.; POSTMES, T; GARCIA, A. The consequences of perceived discrimination for psychological well-being: A meta-analytic review. Psychological Bulletin, v. 140, n. 4, p. 921-948, 2014.
SEABRA, T.; ROLDÃO, C.; MATEUS, S.; ALBUQUERQUE, A. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior. Lisboa: Observatório das Migrações – Alto Comissariado para as Migrações, 2016.
SEALEY-RUIZ, Y. Reading, Writing and Racism. Developing Racial Literacy in the Adult Education English Classroom. In:
SHEARED, V.; JOHNSON-BAILEY, J.; COLIN III, S.; PETERSON, E.; BROOKFIELD, S. D.; ASSOCIATES (Eds.), The Handbook of Race and Adult Education: A Resource for Dialogue on Racism. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2010. p. 43-54.
SOUZA, M.; LEMKUHL, I.; BASTOS, J. Discrimination and common mental disorders of undergraduate students of the Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 525-537, 2015.
SPCE. Carta Ética. Instrumento de regulação ético-deontológica. Lisboa: SPCE. 2020. Disponível em: https://www.spce.org.pt/assets/files/CARTA-TICA2.EDICAOFINAL-2020-COMPACTADO.pdf. Acesso em: 14 jan. 2022.
SPRUNG, A. How can institutions of adult education respond to migration? A critical view on approaches to dealing with diversity and discrimination in adult education. In: GOLEBNIAK, M.; STARNAWSKI, M. (Eds.). “Multiculturalism” today: aspirations, realities and crisis debates. International Conference Proceedings – ESREA Network on Migration, Ethnicity, Racism and Xenophobia. Wroclaw: University of Lower Silesia, 2015. p. 84-89.
TAMAGNONE, D. Igualdade e Literatura na Vila Cruzeiro do Sul (Escola Aberta em Porto Alegre). Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, RS, v. 1, n. 2, pp. 43-53, mar. 2010.
VALA, J. Introdução. In: VALA, J.; BRITO, R.; LOPES, D. (Eds.). Expressões dos racismos em Portugal – perspetivas psicossociológicas. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais, 1999, p. 9-29.
VALA, J.; PEREIRA, C. Racism: an evolving virus. In: BETHENCOURT, F.; PEARCE, A. J. (Eds). Racism and ethnic relations in the Portuguese-speaking world. New York: Oxford University Press, 2012, p. 49-70.
VALA, J.; BRITO, R.; LOPES, D. Expressões dos racismos em Portugal – perspetivas psicossociológicas. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais, 1999. 216 p.
VINAGRE, V. Ser Estudante dos PALOP na Universidade do Algarve: uma abordagem a partir de histórias de vida. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em “Educação Social”) - Universidade do Algarve, Faro, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Catarina Doutor, Natália Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.