TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Carla Vilhena Universidade do Algarve/Universidade de Coimbra
  • Sandra T. Valadas Universidade do Algarve
  • Preciosa Fernandes Universidade do Porto
  • Carla Figueiredo Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.2956

Palavras-chave:

Plataformas e Tecnologias Digitais, Alunos do Ensino Básico e Secundário, Portugal

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivos conhecer a utilização nas atividades escolares de plataformas e tecnologias digitais por alunos portugueses, as dificuldades que identificam na sua utilização e compreender o efeito do nível de escolaridade do pai e da mãe nestas duas dimensões. Foi utilizado um inquérito por questionário a que responderam 2037 alunos do Ensino Básico e Secundário (6º, 9º e 12º anos de escolaridade), que frequentavam escolas localizadas em diferentes regiões de Portugal. Os resultados indicam que o nível de escolaridade da mãe está associado à utilização de plataformas mais diversificadas, a uma utilização mais frequente e à enunciação, pelos alunos, de maiores dificuldades em contexto pandémico.

Biografia do Autor

Carla Vilhena, Universidade do Algarve/Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa/Portugal). Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Colaboradora no Centro de Investigação de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve (Faro/Portugal). Investigadora efetiva no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). E-mail: cvilhena@ualg.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5524-5174

Sandra T. Valadas, Universidade do Algarve

Doutora em Educação pela Universidade do Algarve (Faro/Portugal). Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Investigadora no Centro de Investigação de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve (Faro/Portugal). E-mail: svaladas@ualg.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0531-8064

Preciosa Fernandes, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Porto/Portugal). Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e membro efetivo do Centro de Investigação e Intervenção Educativas na Universidade do Porto (Porto/Portugal). E-mail: preciosa@fpce.up.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4318-3308

Carla Figueiredo, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Porto/Portugal). Investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto/Portugal). E-mail: cfigueiredo@fpce.up.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3261-4907

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

Vilhena, C., Valadas, S. T., Fernandes, P., & Figueiredo, C. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Conhecimento Online, 1, 81–101. https://doi.org/10.25112/rco.v1.2956

Edição

Seção

Artigos Livres