HIV/AIDS EM IDOSOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.264Resumo
A AIDS é uma doença emergente, que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e gravidade. Caracteriza-se pela destruição progressiva e gradativa das células CD4+ pelo vírus HIV. Nos idosos, esta infecção viral tem diagnóstico tardio, pela ausência de suspeita desta infecção em pacientes mais velhos e também, por estes apresentarem um tempo mais curto entre a infecção e aparecimento da doença devido ao envelhecimento do sistema imunológico. Um dos desafios da prevenção do HIV/AIDS entre os idosos é a crença errônea de que estes não estão em risco de contrair HIV. Questões como a AIDS no envelhecimento necessitam de uma atenção maior no intuito de fornecer subsídios, tanto para os cuidados com os portadores de HIV/AIDS, como para desenvolvimento de ações e programas de prevenção. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a epidemia da AIDS em idosos do Brasil, nos seus aspectos epidemiológicos. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, considerando a relevância do tema e buscando conhecer sob o olhar de alguns autores a vulnerabilidade da população da terceira idade em contrair o HIV/AIDS.
Palavras-chave: Vírus da Imunodeficiência Humana. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Idosos. Epidemiologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.