MUNDO DE PRÁTICAS ORAIS: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MATRIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS DO PÚBLICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.239Resumo
O texto procura mostrar a longa linhagem das práticas orais que se desenvolveram como modos de comunicação no território brasileiro, permitindo que se afirme que os processos e as manifestações culturais do mundo da comunicação se deram preferencialmente através de práticas inseridas no mundo da oralidade. De tal forma, falar numa história da comunicação é, preferencialmente, mostrar como os processos orais são determinantes na configuração da relação do público com os meios de comunicação ao longo de mais de dois séculos. Na reflexão procura-se reconstruir essas matrizes culturais do território brasileiro, mostrando os vínculos entre os processos culturais na cena comunicacional desde o século XVIII até o século XXI, evidenciando a linha de continuidade existente do burburinho das ladeiras e ruelas do século XVIII, que causava aflição aos ouvidos e aos sentidos dos europeus, ao som que acompanha os transeuntes das cidades modernas, que insistem em falar em voz alta nos telefones celulares, construindo novos burburinhos urbanos. Por último, apresenta algumas reflexões sobre o tempo que chamamos contemporâneo.
Palavras-chave: Práticas Culturais. Processos Orais. Comunicação. Historicidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.