AS AVALIAÇÕES DO APLICATIVO ARTS AND CULTURE E AS EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS DOS USUÁRIOS EM MUSEUS VIRTUAIS

Autores

  • Denise Maria Bezerra Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valéria Veras Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ângela Ferrari Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3.2170

Palavras-chave:

Experiência imersiva, Museus virtuais, Mídia, Mídia do conhecimento

Resumo

A partir do estudo de avaliações e depoimentos dos usuários do aplicativo Arts and Culture, consideramos, neste artigo, os graus de imersão e outros aspectos da experiência na visitação on-line a museus virtuais de Arte. Os dados foram pesquisados na plataforma digital Google Art Project, que disponibiliza informações sobre o sistema mediador, incluindo os registros de avaliações e depoimentos dos usuários. A consulta aos registros dos usuários enfatiza a pesquisa documental como principal etapa do estudo, que é descritivo e predominantemente qualitativo. Nos resultados são apresentados os problemas tecnológicos e as dificuldades de acesso on-line como principais responsáveis pela baixa avaliação da experiência e do sistema mediador. Mas, também, são indicados que os registros de envolvimento emotivo e os agradecimentos evidenciam as experiências digitais imersivas e bem-sucedidas.

Biografia do Autor

Denise Maria Bezerra, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). E-mail: denisebezerra9@hotmail.com

Valéria Veras, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). Gestora de projetos na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). E-mail: valeria.veras@ufsc.br

Ângela Ferrari, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil) E-mail: angelacferrari@gmail.com

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo/Brasil). Docente do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). E-mail: richard.perassi@ufsc.br

Referências

ARAÚJO, G.; RONDON, Y. Ambientes imersivos e participativos. In: MEDEIROS, M. B; AMADEU, F. (Orgs). Revista Arte e Conhecimento. Ano 4, n. 4. Recuperado em: http://pl02.donau-uni.ac.at/jspui/handle/10002/405. Acesso em: 20 fev. 2020.

ARAL, J. L. Information as spectacle: Second World War exhibitions by the Ministry of Information. Journal of Design History, v. 31, n. 1, p. 46–65, 2018.

BROWN, E.; CAIRNS, P. A grounded investigation of game immersion. In: CHI’04 extended abstracts on Human factors in computing systems (pp. 1297-1300). ACM, April, 2004.

CARROZZINO, M.; BERGAMASCO, M. Beyond virtual museums: Experiencing immersive virtual reality in real museums. Journal of Cultural Heritage, v. 11, n. 4, p. 452–458, 2010.

DEDE, C. Immersive interfaces for engagement and learning. Science, v. 323, n. 5910, p. 66-69, 2009.

GOOGLE PLAY STORE. Arts and Culture. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.cultural&hl=pt-BR&showAllReviews=true. Acesso em: 2 fev. 2020.

LAPA, R. A. Museu, arte e tecnologia: as transformações dos museus contemporâneos influenciadas pelas TIC’s. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2011.

LUKAS, S. A. Why Immersion Matters? Disponível em: http://www.cladglobal.com/architecture_design_features?codeid=31267>. Acesso em: 20 fev. 2020.

MURRAY, J. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: UNESP, 2003.

MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: MIT press, 2001.

NASCIMENTO, M. E. Museu virtual: google cultural institute e google art project. In: SIED: EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Anais... São Carlos, SP, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Bezerra, D. M., Veras, V., Ferrari, Ângela, & de Sousa, R. P. L. (2021). AS AVALIAÇÕES DO APLICATIVO ARTS AND CULTURE E AS EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS DOS USUÁRIOS EM MUSEUS VIRTUAIS. Revista Conhecimento Online, 3, 230–244. https://doi.org/10.25112/rco.v3.2170