COMO ACOLHER AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1078Resumo
Este trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões teóricas por meio de uma revisão bibliográfica, acerca da importância do contexto educativo da Educação Infantil como um espaço e lugar de reconhecimento às diferentes manifestações culturais, e que seja construído com e pelo grupo que ali vive e convive, sendo também a sua base e a sua própria expressão. Nessa visão, rompe-se com a ideia de condicionamento passivo da criança em relação à cultura do adulto e passa-se a concebê-la como participante ativa da construção de um mundo social. As reflexões apresentadas terão como referência princial a base teórica, os estudos de Jane Hislan, Manuel Jacinto Sarmento, Gilles Brougère e Audrey Curtis, entre outros, abordando o brincar em diferentes culturas e a produção de pedagogias interculturais na infância. Para que as diferentes manifestações culturais das crianças sejam acolhidas na Educação Infantil, de modo que sejam respeitadas e incorporadas na prática, faz-se necessário que a atitude de aceitação do outro, em suas diferenças e particularidades, também esteja presente na postura de vida dos adultos com quem convivem na instituição. Os brinquedos, como suportes da brincadeira, podem apresentar-se como um importante artefato cultural, que não apenas traduzem uma visão de mundo, mas que se tornam uma importante possibilidade para acolher a diversidade cultural presente numa Escola de Educação Infantil, deixando que a criança expresse a sua cultura e conheça outras. E que, por meio de diferentes linguagens, possa traduzir a sua forma de ser criança, bem como conhecer muitas outras novas formas de pensar, ver e agir e viver a sua infância.
Palavras-chave:Manifestações culturais. Educação Infantil. Crianças. Brinquedos.
ABSTRACT
This paper aims at bringing up some theoretical reflections, through a bibliographic review, about the importance of the educative context in Preschool Education as a space and place of recognition to the different cultural manifestations which is built by and with the group who lives and interacts there, also being its basis and its own expression. Through this vision, the idea of passive child conditioning towards the adult cultural world is broken and the child starts to be seen as an active participant of the social world construction. The reflections presented will have as theoretical basis the studies of Jane Hislan, Manuel Jacinto Sarmento, Gilles Brougère and Audrey Curtis, among others, approaching the act of playing in different cultures as well as the production of intercultural pedagogies in the childhood. So that the different cultural manifestations may be approached in Preschool Education in order that they get respected and included into praxis, it is necessary that the attitude of acceptance by other people, in their differences and particularities, is also presented in the adults’ lives who live with these children. The toy, as a support for the plays, may be introduced as an important cultural artifact, which not only translates a view of the world, but also becomes an important possibility to approach the cultural diversity ,present in a Preschool environment, allowing the child to express his own culture while meeting others and, through different kinds of languages, may translate its own way of being a child as wells as getting to know many other different ways of thinking, seeing, acting and living his childhood.
Keywords: Cultural Manifestations. Education. Childhood. Toys.
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